BLOG

PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA? ENTENDA AS DIFERENÇAS

Conheça o processo de recuperação de procedimentos grandes e pequenos e cada especificidade do pós-operatório de cirurgia plástica

Resultados estéticos satisfatórios vão além do planejamento cirúrgico e da preparação anterior aos procedimentos.

A ansiedade em notar as belas mudanças corporais precisam estar alinhadas a uma série de cuidados que precisam ser seguidos com cautela para contribuir com o resultado final.

Além dos pontos de sutura, alimentação balanceada e postura adequada, as pacientes também passam por acompanhamento médico e fisioterápico, por exemplo.

Cada procedimento possui uma particularidade de recuperação, portanto, o pós-operatório de cirurgia plástica depende do local e do tamanho cirúrgico.

Essa atenção nos meses que sucedem os procedimentos também são importantes para prevenir e identificar edemas e demais possíveis alterações naturais.

Quer saber mais sobre a diferença do processo de recuperação das cirurgia plástica?

Continue a leitura deste artigo!


IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO

Independentemente da finalidade, toda intervenção cirúrgica gera uma carga de estresse no corpo humano, enfraquecendo o sistema imunológico e deixando-o vulnerável.

Nesse período de recuperação, nosso corpo trabalha o dobro do habitual para que possa realizar a cicatrização completa dos tecidos.

Esse é o momento em que o corpo elimina mais líquidos, o que também consome muita energia.

Portanto, é preciso respeitar o tempo de recuperação e descanso para evitar o surgimento de infecções, edemas, queloides ou outras complicações.

E para atos cirúrgicos estéticos, esse período influencia diretamente no resultado da operação, inclusive no que diz respeito à aparência da cicatriz.

CUIDADOS BÁSICOS DO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA

Com orientações e amparo de uma equipe multidisciplinar, cada paciente é orientado de acordo com seu tipo de cirurgia.

Mas, existem determinados cuidados básicos que todo cirurgiado precisa seguir, como:

  • repouso absoluto nas primeiras horas e tempo determinado pelo médico cirurgião;
  • limpeza de pontos e troca diária de curativos;
  • não praticar atividades físicas de, no mínimo, 30 dias – a depender da cirurgia;
  • uso de medicamentos de acordo com prescrições médicas;
  • exercícios fisioterápicos acompanhados por profissional qualificado
  • espaço adequado para descanso;
  • não retirar acessórios de proteção sem autorização médica.

O tempo de recuperação do pós-operatório de cirurgia plástica varia conforme o tipo de procedimento, sua complexidade e contribuição do próprio paciente.


DIFERENÇAS DO PÓS-OPERATÓRIO DE CADA CIRURGIA PLÁSTICA

 

Cada pós-operatório de cirurgia plástica é único, devendo ser orientado pelo médico cirurgião antes mesmo da realização do procedimento.

A rotina de cuidados é recomendada conforme as necessidades, vejamos as particularidades:

Lifting facial: importante manter a cabeça elevada e fazer repouso absoluto; compressas e sessões de drenagens faciais (quando necessária), evitar exposição solar durante a recuperação.

Lipoaspiração: uso de cinta modeladora e talas para dar estabilidade melhorando a circulação sanguínea, ajudando o corpo a se ajustar ao novo contorno; uma alimentação leve, evitando alimentos prejudiciais à cicatrização, como açúcar, gordura e sódio. Um dos grandes aliados também é a drenagem linfática, que vai contribuir na redução de retenção de líquidos, melhorando edemas e inchaços.

Abdominoplastia: não dormir de lado ou de bruços, evitar esticar a região operada, não fazer grandes esforços ou levantar pesos, manter corpo curvado nos primeiros dias e também cuidar da troca dos curativos.

Mastopexia: utilizar sutiã cirúrgico, dormir de barriga pra cima, deitar com elevação ou sentada nas primeiras horas, não elevar os braços ou pegar peso por, ao menos, duas semanas.

Mamoplastia de aumento: assim como a mastopexia, é ideal que a paciente não faça movimentos bruscos com os braços; é preciso evitar traumas e impactos na região.

Ninfoplastia: uso de compressas frias, é imprescindível manter a higienização para evitar infecções íntimas, cuidado ao se sentar, evitar relações sexuais de 30 a 60 dias.

ACOMPANHAMENTO E SINAIS DE ATENÇÃO

Após as cirurgias plásticas, as pacientes passam por consultas de acompanhamento semanais aqui em meu consultório.

Elas são indicadas para sessões de fisioterapia e drenagem, por uma profissional qualificada e alinhada às necessidades de cada paciente.

Entendendo o processo e cuidados básicos do pós-operatório de cirurgia plástica, a paciente pode ter uma ideia de quando um inchaço é ou não natural, por exemplo.

Ter uma equipe à disposição e ser devidamente orientada no tratamento pós cirúrgico faz toda a diferença no resultado final do seu procedimento.

Conte com o Instituto Cintra para realizar o seu sonho e manter o bem-estar antes e depois dos procedimentos cirúrgicos!

Entre em contato e agende a sua consulta.