BLOG

ABDOMINOPLASTIA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESTA CIRURGIA

Visualize o seguinte cenário: após anos de planejamento alimentar, implementação de prática esportiva e de escolhas saudáveis que visam a mudança do corpo, um excesso de pele oriundo do emagrecimento gera  incômodo na região abdominal.

A situação pode ser frustrante depois de tanta dedicação.

Seja por complementação do processo de transformação corporal ou apenas pela retirada do tecido excedente, pacientes me procuram para falar sobre a abdominoplastia.

Não restrito a casos de excesso de peso, este procedimento é um dos mais procurados no Brasil e no mundo para realização de cirurgia plástica, de acordo com o ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery – 2019).

Em meu consultório, eu falo sobre como é a abdominoplastia, em quais situações pode ser empregado e sobre os resultados alcançados com a cirurgia.


O QUE É ABDOMINOPLASTIA?

Naturalmente, o corpo humano passa por diversas mudanças ao longo da vida, mas alguns fatores contribuem para que ocorram deformidades.

São nessas deformidades que a abdominoplastia opera, funcionando como um agente reparador.

É um procedimento indicado para pacientes que possuem camadas de excesso de pele na região da barriga, pois é removido o tecido que aparece em demasia.

Em alguns casos, os músculos enfraquecidos ou separados também são restaurados.

Isso se dá devido à capacidade da região abdominal em acumular gordura, provocando alterações internas, além da sobra de pele.

Portanto, eu atuo nessa correção funcional e estética do corpo, transformando o abdômen flácido em uma estrutura corporal tonificada.

Diferente de outros procedimentos estéticos, não se trata em eliminar volumes de gordura e tratar a obesidade, mas sim remodelar a silhueta, como é a abdominoplastia.

A cirurgia pode ser realizada por diferentes perfis, desde que atenda a algumas especificidades.

INDICAÇÕES E PERFIS PARA A ABDOMINOPLASTIA

De acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), as causas mais comuns para a procura de abdominoplastia são:

  • Gestação;
  • Envelhecimento;
  • Oscilações significativas no peso;
  • Hereditariedade;
  • Cirurgia prévia.

Estas são as condições das pessoas que procuram saber como é a abdominoplastia no meu atendimento:

São pacientes que desejam melhorar o aspecto da barriga para um abdômen mais firme e reestruturado.

Sendo recomendado para quem almeja um corpo com curvas delineadas, sem sobra de pele.

VARIAÇÕES DO PROCEDIMENTO

A depender do caso clínico dos clientes que me procuram, elas serão indicadas a realizarem uma das três variações da abdominoplastia para proporcionar um tratamento adequado e com êxito no resultado estético.

Sendo eles:

Convencional/clássica

Procedimento mais comum, onde é retirado o excesso de pele, deixando o aspecto do que chamam de “barriga chapada”;

Miniabdominoplastia

Menor que a cirurgia convencional, é indicado para pessoas com pouca flacidez corporal;

Circunferencial belt

Para pacientes com muita flacidez, de modo geral.

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO?

A abdominoplastia começa antes mesmo da realização do procedimento, onde todas as possíveis dúvidas e demais questionamentos são sanados dentro do consultório.

Estudo o estado de saúde da pessoa que pretende se submeter à cirurgia e explico em detalhes sobre cada etapa e como é a abdominoplastia, do uso de anestésicos aos cuidados com o pós-operatório.

Já no momento da cirurgia, junto à minha equipe, é aplicado injeção de anestesia geral para que as incisões possam ser realizadas.

É neste momento que os músculos abdominais enfraquecidos são reparados e o excesso de tecidos e de pele são removidos.

Feitas as correções, são realizadas as suturas e recolocação da cicatriz umbilical.

Após o tempo de recuperação, aliado aos cuidados para que o corpo não volte ao estado de origem, o resultado será uma estrutura física suave e natural.

POSTS RECENTES