BLOG
DEEP PLANE FACELIFT : SAIBA TUDO SOBRE A TÉCNICA
Uma das técnicas mais inovadoras da cirurgia plástica moderna, o deep plane facelift é uma alternativa de alto padrão para o rejuvenescimento facial, e tem conquistado adeptos no mundo inteiro.
Respaldada em tecnologias avançadas e estudos completos da anatomia facial, a técnica proporciona resultados impressionantes com maior efetividade, durabilidade além de maior naturalidade nos resultados de rejuvenescimento facial.
É por isso que a equipe do Dr. Ricardo Cintra, especialista e referência na área, preparou um guia completo sobre o tema, e tira todas as suas dúvidas no artigo abaixo!
Acompanhe o conteúdo para saber como funciona o procedimento e conferir mais sobre essa revolução na arte do rejuvenescimento facial.
Boa leitura!
O QUE É O DEEP PLANE FACELIFT?
O deep plane facelift é um procedimento inovador que tem como objetivo melhorar os contornos da face e combater sinais causados pela ação do tempo, em um processo que atua no reposicionamento da musculatura do rosto.
Seu desempenho se dá na camada mais profunda da face, o que caracteriza sua denominação, que vem do inglês plano profundo.
De forma mais técnica, o procedimento consiste na secção dos ligamentos retentores da face e elevação / reposicionamento do SMAS, o Sistema Músculo-Aponeurótico Superficial. Desta forma todas as estruturas faciais que “ cederam “ com o envelhecimento são devolvidas para seu local de origem e não há aspecto de “pele repuxada” pois toda tensão da elevação fica concentrada no músculo SMAS.

O envelhecimento da musculatura da face
É comum que as pessoas pensem que o envelhecimento facial seja uma manifestação apenas da pele, mas o processo natural do corpo vai muito além disso.
O processo de envelhecimento do rosto acontece de dentro para fora, nas camadas anatômicas das estruturas que temos no rosto, e a pele é a mais superficial delas.
Essa flacidez começa a se tornar visível, efetivamente, por volta dos 45 anos de idade, e por ser de caráter tão profundo, procedimentos mais superficiais como os fios de sustentação não promovem o tão sonhado resultado desejado.
É aqui que entra a eficácia do deep plane facelift.
PARA QUE SER O DEEP PLANE FACELIFT?
Por ser de caráter mais profundo, essa técnica atua liberando ligamentos e reposicionando as camadas musculares e de gordura da face, em processos onde a pele já se encontra em estado de envelhecimento visível e com linhas de expressão bem marcadas.
Aqui, o método visa reposicionar naturalmente os tecidos no rosto e no pescoço para um resultado muito mais natural e de pele mais jovem, mas sem o aspecto de uma pele esticada.
Comparado a outros processos tradicionais, o facelift por meio do deep plane traz muito mais firmeza à pele, uma vez que atuando no SMAS, elimina questões como bochechas caídas e volume natural comprometido.

Para quem é indicado?
A técnica de facelift com deep plane é ideal para quem se incomoda com a flacidez na região da face ou pescoço considerando que o tônus muscular vai se perdendo com o passar dos anos.
Atuando no terço médio e inferior da face, esse procedimento ajuda a trazer o famoso efeito de elevação, de uma forma mais natural e duradoura.
Ainda, é a melhor indicação para quem possui vincos abaixo das pálpebras inferiores, e para quem sofre com as “linhas de marionete”: as linhas de expressão profundas ao longo do nariz que se estendem até a boca.
Casos de papada, onde há excesso de pele e de gordura sob o queixo e a mandíbula, também se beneficiam deste tratamento.
DEEP PLANE FACELIFT: COMO FUNCIONA A TÉCNICA
A cirurgia acontece reposicionando, de forma conjunta, toda a musculatura do terço médio da face e do pescoço, incluindo o acúmulo de gordura da região.
O diferencial do procedimento consiste na sua eficácia no refinamento do pescoço e da mandíbula, trazendo maior definição ao ângulo local e uma aparência mais nítida e lisa.
Tudo isso sem a aplicação de nenhum tipo de gordura ou outros elementos para preencher a região, o deep plane, ainda, não realiza cortes em vasos sanguíneos que ficam entre o músculo e a pele.
Isso significa que se trata de um procedimento bem menos invasivo que os métodos tradicionais, com menos desconforto na recuperação, além de cicatrização mais rápida.

Vantagens do procedimento
O facelift feito no método deep plane traz resultados muito mais naturais e vantajosos quando comparado com outras intervenções cirúrgicas plásticas. Alguns dos benefícios oferecidos pela técnica são:- Cicatrizes mais discretas;
- Resultados mais duradouros;
- Restauração da volumetria facial
- Naturalidade de resultados
- Suavização de linhas de expressão e rugas da região.
Deep plane facelift antes e depois: confira os resultados da técnica
O sucesso desse procedimento é confirmado por meio de resultados visíveis em cerca de 30 dias, além de uma linha fina e quase imperceptível após a sua completa cicatrização. Esse sucesso se dá, principalmente, pela não-separação da pele e dos músculos na cirurgia, o que dispensa a tensão nas linhas de incisão depois que estas são fechadas e finalizadas. Confira abaixo um exemplo de antes e depois do deep plane:
Conclusão
Agora você já sabe como funciona o deep plane facelift e quais as principais vantagens desse procedimento, que oferece resultados naturais e duradouros no que diz respeito ao rejuvenescimento da face.
Ainda, com uma cicatrização mais rápida, consequência de um processo bem menos invasivo que os tradicionais, com o cuidado e o acompanhamento adequados no período pós-operatório, o paciente já consegue desfrutar de uma pele mais jovem e saudável.
Buscando por mais conteúdos como esse? Confira o blog completo do Dr. Ricardo Cintra para mais dicas e informações sobre saúde, bem-estar e estética.